Isso mesmo! Michel Montenegro, com mais de 14 anos de experiência profissional na área da Tecnologia da Informação. Bacharel em Sistemas de Informação pelo
Instituto de Estudos Superiores da Amazônia IESAM, está trabalhando em uma ferramenta para o desenvolvimento de games RPG em java. Os games são confeccionados
em 2D resgatando o estilo clássico de games como Dofus, Tibia e outros. Ao meu ver, eu acho isso maravilhoso, eu adoro games 2D, nasci na geração 8 Bits e foi
por causa do incrível Master System que me interessei em desenvolver games. Sem falar que os games 2D estão voltando a todas neste momento. Inclusive em nosso
querido cenário Indie!
Sem a necessidade de digitar uma linha de código sequer, somente tendo que alterar valores em um “database” parecido com o do RPGMaker e editar suas imagens
da maneira que desejar será possível criar um game de RPG completo.
E mais, não pense você que a ferramenta se limita a criação de RPG's Single player, não mesmo, pois você poderá criar nada mais, nada menos que um MMOG! Ou
seja, um Massive Multiplayer Online.
Quem me conhece, sabe que uma das coisas que preso bastante é a força de vontade e originalidade e este projeto possui estas qualidades em peso. De certa
forma, ele me levou a pensar em tudo que passei e passo, em todas as dificuldades e principalmente na falta de apoio e incredibilidade de alguns em tentar
levar uma vida como Desenvolvedor de games aqui no Brasil. Todos adoram criticar(Geralmente sem fundamento) mas quase ninguém ajuda! Não é?
Então pessoal, abaixo seguem maiores detalhes sobre este excelente Projeto. Ajudem a divulgar!
Uma engine em Java para RPGs em 2D
Percebi que não existem engines em java para desenvolver jogos: há somente o JMonkeyEngine, porém direcionado à confecção de jogos 3D. Existem muitas
bibliotecas, mas nada que possa ser descrito como uma engine totalmente funcional. Então, por que não me ajudar e, no processo, ajudar também outras pessoas?
Será que é possível conseguir contribuições e, como um projeto mútuo, ter seu desenvolvimento acelerado? Como diz o ditado, “em solo fértil, um povo unido
não passa fome”. Pois bem, respirei Projeto Parallax nos últimos dois anos e no site http://www.einformacao.com.br/parallax/ você pode encontrar em que pé a
engine está neste momento.
UM RELATO RÁPIDO
No início, alguns profissionais da área de TI/desenvolvimento de jogos até me desmotivaram com relação a esta ideia, por conta da
existência do XNA (framework de jogos para PC/X360 e Windows Phone), o GameMaker e até mesmo o próprio HTML5. Dei uma espiada nelas e pude concluir que, para
o meu objetivo, Java continuou como a opção mais interessante.
Enfim, o objetivo do projeto é criar uma engine que possibilite a criação de jogos 2D sem que haja a necessidade de digitar uma única linha de código por
parte do desenvolvedor, assim como acontece com o RPG Maker, porém com as seguintes vantagens:
Projeto open source. O usúario da engine poderá, se assim desejar, fazer alterações personalizadas.
Compatibilidade. Possibilidade de rodar em qualquer sistema operacional que tenha uma JVM (Máquina Virtual Java) desde que atenda os padrões mínimos de
hardware.
SEM PROGRAMAÇÃO. Não ter a necessidade de conhecer nenhuma linguagem de programação, apenas
conceitos básicos de operação em qualquer sistema operacional.
Expansivo. Inicialmente, oferecer a capacidade de gerar jogos no mesmo estilo do RPG Maker para
então expandir para outros modos. O Projeto Parallax é
totalmente modular.
OFFLINE E ONLINE. Oferecer suporte online, possibilitando MMOG ou MMORPG. Importante lembrar que o
JMMORPG, protótipo do Parallax, obteve sucesso neste
aspecto e suas estruturas estão sendo aproveitadas.
Custo zero. O Projeto Parallax somente faz uso de tecnologias 100% livres e de código aberto em
sua construção.
Padronização no código e na criação final do produto. Utilização de técnicas modernas durante o
desenvolvimento, garantindo compatibilidade com conceitos e
tecnologias atuais.
PORTA ABERTA PARA TODOS. Para quem deseja entrar na área de desenvolvimento de jogos,
principalmente em Java, nosso projeto pode ser uma excelente escola.
Qualidade e simplicidade. Se for para qualquer um poder criar, não pode ser complexo. Procuro
manter o código-fonte o mais objetivo, enxuto e padronizado
possível.
Que tipo de apoio o Projeto Parallax precisa
Designer/artista gráfico. Para desenhar as telas do jogo, personagens, etc. Sei que podem ficar mais bonitas visualmente. Do ponto de vista operacional, é
bem fácil, pois as telas funcionam no conceito de skin/template. A tela é composta por painéis, um dentro do outro. Os painéis têm uma imagem de fundo. Os
botões carregam a imagem pré-estabelecida, se mudar a skin da imagem, muda no projeto. Fazer arte/design na engine é bem fácil, pode acreditar. Há um vídeo
planejado para ser feito somente para desmistificar qualquer possível complexidade que por ventura o projeto possa passar no que se refere aos gráficos.
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Desenvolvedor (para o database do projeto). Por exemplo, estou usando XML para os dados e isto deve se manter assim para os dados estáticos e de baixo volume
baixo que fiquem no cliente (Um desenvolvedor só para fazer a tela de “cadastro e edição destes dados”). Como o projeto tem vários “flancos” a serem
projetados e estou focado no código da engine, um outro desenvolvedor que possa cuidar dessa parte seria de grande ajuda. Futuramente, certamente haverá a
necessidade para um banco de dados em um formato “X” (MySql, DBD ou outro…).
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Desenvolvedor (Java): Ajudaria bastante para dividir as tarefas comigo, acelerando a parte da engine mesmo.
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Music Composer: Alguém para compor músicas e sons, seria de grande ajuda. [Nota: o Eric Fraga "Cosmonal" já estará contribuindo conosco com game music e
efeitos sonoros!]
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Map Designer: Seria ótimo ter alguém para desenhar os mapas.
Para quem tiver curiosidade, dá uma olhadinha no vídeo que apresenta a engine funcionando, com o jogo “As Crônicas Do Aventureiro”.
O Projeto Parallax já incentivou outros a pensarem em fazer engines para Android e Symbian, uma outra vertente que gostaria de ver nossa engine se expandindo
no futuro. Espero que gostem do trabalho e acreditem: foram 2 anos e “uns quebrados” de muito estudo e pretendo levar a frente, de verdade.